O que é e como tirar o novo RG

Algo novo que está começando agora e que nem todos os brasileiros têm tomado total conhecimento a respeito é sobre o novo RG. 

O que é e como tirar o novo RG

Atualmente, não são todos os Estados brasileiros que estão trabalhando essa ideia, mas o ideal é que com o passar dos anos ela consiga chegar a todos e seja o documento essencial de todo cidadão, no caso, o novo modelo do RG.

Você já conhece o novo modelo de RG, sabe como ele funciona, o que mudou com o novo RG e ainda como tirá-lo e quem pode tirá-lo?

Se ainda não conhece nada a respeito, este post é para você! Venha agora conosco e tire todas as suas dúvidas a respeito! Vamos lá!

O novo RG

O novo modelo de RG é uma forma mais amplificada de documentar o cidadão brasileiro no que diz respeito aos dados de identificação do mesmo. 

O principal ideal do novo documento de RG diz respeito à segurança com o processo de falsificação, sendo agora um modelo com alto rigor de desenvolvimento, prevendo esses casos, ou ainda diminuindo a incidência dos mesmos.

Um dos itens de produção da nova identidade é um número de série específico para cada documento, um tipo de QR Code que apenas os órgãos federais têm acesso por meio de programa específico serão capazes de visualizarem e autenticar as informações. 

De acordo com o decreto federal que dá início a circulação do documento em novo modelo todos os estados começam a emitir o novo documento até março de 2020.

O que mudou com o novo RG

O novo modelo de RG trouxe algumas novidades que vão além do que o modelo antigo conseguiria suportar, sendo uma delas ideal para o modelo de inclusão e aceitação na sociedade de todos os gêneros, contando com a oportunidade de inclusão do nome social no documento sem a necessidade prévia de mudança no registro civil.

Além disso, no mesmo modelo novo de identidade o indivíduo pode ainda acrescentar a numeração de série de outros documentos e levar consigo tudo em um só.

Podendo acrescentar numerações de série do título de eleitor, certificado militar, numeração de CTPS, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/Pasep, tudo em um único documento.

Como tirar o novo RG

O processo de retirada do documento ainda não é algo obrigatório, sendo uma gradativa, onde todos podem ter acesso a oportunidade de fazê-lo, mas não ainda como obrigação.

Quando for preciso de fato em todos os Estados brasileiros, será feito o processo de renovação do documento, vindo a segunda via já com o novo modelo, no órgão responsável por emissão de documentos da sua cidade.

Quem pode tirar o novo RG

As pessoas hoje em dia que podem tirar o novo modelo de RG são apenas os moradores de São Paulo, sendo o único Estado brasileiro que já adotou a mudança.

Bastando levar para o órgão de emissão de documentos da sua cidade os documentos adicionais para incluir as informações no RG novo e pronto, esperar pela chegada do seu novo modelo de RG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *