O DPVAT ficou mais barato porque a Seguradora Líder é boazinha?

Todo começo de ano o dono do carro tem pagar o IPVA para o governo. Além disso, ele paga o Seguro DPVAT, o seguro obrigatório. Não é para o governo, é para a Seguradora Líder. Quem é essa Seguradora Líder? Um consórcio de 80 seguradoras do Brasil. Essa Líder é encarregada de receber esse
dinheiro e administrar os pagamentos para os acidentados do trânsito:

Indenização por morte, ou invalidez permanente ou reembolso de despesas hospitalares.

Se vocês fizerem a conta são bilhões e bilhões de reais todo ano. Agora, se vocês não se esqueceram, em 2015 e 2016 pagava-se 105 reais por ano do DPVA. Em 2017, para este ano passado, o DPVAT caiu de 105 para 63 reais. Agora para 2018 tornou a cair, de 63 para 42 reais dos automóveis. Ora essa diferença de bilhões e bilhões de reais…

É só vocês fazerem as contas: são 45 milhões de automóveis x 100, a seguradora ganhava 4 bilhões e meio de reais. Mais picapes, caminhões, jipes, são quase 10 bilhões de reais. Eram, porque foi reduzido.

O Ministério Público e a Polícia Federal foram atrás dessa Seguradora Líder, que não tem concorrência. Ou seja, todo mundo é obrigado a  pagar pra ela. E ela fazia um carnaval, um verdadeiro escândalo financeiro de bilhões e bilhões de reais: uma Lava Jato dois.

Ou seja, ninguém consegue concorrer com a seguradora Líder e quem paga os valores absurdos no final das contas é o povo. O Ministério Público chegou a conclusão de que R$42,00 anuais seriam o suficiente para que fossem pagos todos os seguros necessários ao longo do ano. Resumindo: ninguém fez um favor a nós baixando o preço do seguro DPVAT.

A Seguradora responsável pelo arrecadamento e administração do dinheiro não teve opções. Para evitar maiores sanções resolveu seguir o calculo do Ministério Público e baixo o valor do seguro ainda mais em 2018. Existem coisas que só acontecem no Brasil, mesmo.

One thought on “O DPVAT ficou mais barato porque a Seguradora Líder é boazinha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *