Efeito Sanfona: 3 dicas para evitar

Se você até consegue emagrecer, mas depois volta a engordar tudo de novo. Já deixe o Like que esse vídeo eu fiz pra você. Hoje eu vou te dar as três melhores dicas pra você evitar o efeito sanfona na sua vida. Podia era ter uma safona agora fazendo (imitação de sanfona).

Então, oh. Três dicas, três melhores dicas, pra você evitar o efeito sanfona na sua vida e você nunca mais vai passar por esse processo de emagrecer e engordar, emagrecer e engordar.

Só vai emagrecer, mas emagrecer num nível saudável, também não exagera. A primeira coisa que você precisa saber é que ganhar mais massa muscular vai te ajudar muito nesse processo tá.

Quanto mais massa muscular a gente tem, mais consistente é nosso peso, menos variação ele tem. E, quem tem uma massa muscular legal é muito menos propenso a engordar comendo besteiras. Então quando você uma pessoa que come e come besteiras e não engorda.

Provavelmente o metabolismo dessa pessoa já é mais acelerado e ela tem uma quantidade de massa muscular bacana. Quantidade de massa muscular maior não quer dizer que a pessoa precisa ser muito musculosa. É só mais músculo mesmo, as vezes não dá pra gente sacar isso olhando pra pessoa. Você pode saber mais sobre: jejum intermitente cardapio

Não dá pra você olhar pra pessoa e dizer “hum você tem ai uns 10% de gordura” a chance de você errar é muito grande. Então se dedique e faça atividade física.

Então se dedique e tente fazer aos poucos atividade física num nível um pouquinho mais intenso pra ganhar essa massa muscular. Vamos aqui falar de novo, passa no médico antes de fazer exercícios! A segunda coisa que você tem que fazer é fugir de dietas restritivas.

O que são dietas restritivas?

São aquelas dietas que cortam algum tipo de nutriente ou que são muito radicais. Dietas muito radicais exigem que você faça mudanças bruscas na sua vida, e a chance de você ter uma recaída semanas ou meses depois é muito grande, e aí quando você vai ter recaída.

Recaída é igual você noidando, comendo tudo que vê pela frente, engordando tudo de novo. Então não queremos recaídas.Nós queremos o que? Novos hábitos.

Uma reeducação alimentar que te ensine a comer de tudo equilibradamente, é o melhor caminho. Porque vai estabilizar melhor a sua alimentação ao longo do tempo, tá? A palavra que a gente procura aqui é estabilidade , isso você já percebeu né.

Estabilidade e equilíbrio. Quer dizer: Efeito sanfona é aquela coisa que emagrece engorda emagrece e engorda, tá? Se você tem mais massa muscular, que foi o primeiro ponto que eu falei você já consegue estabilizar melhor o seu peso.

Porque tem menos variação de peso. Qual é a segunda dica: Com reeducação alimentar você vai estabilizar a sua alimentação. Você não vai dar choques muito grandes.

Um hora só come coisas saudáveis outra hora só come porcarias.

A terceira coisa é a coisa também que você vai ter que estabilizar na sua vida que é decidir qual exercício que você gosta de fazer. E vai fazer isso pra sempre! Exercício físico é pra vida toda. Isso não é ruim.

Por que a gente pode fazer exercício que a gente goste. Mesmo que você varie os exercícios que você gosta ao longo da vida. Tá… Eu fiz 2 anos de musculação, depois fiz 2 anos de CrossFit… depois fiz um ano de natação.

Não importa, o que importa é que seu metabolismo está sempre sendo acelerado, seu corpo está sempre sentindo aquela coisa gostosa da endorfina, tá sempre exigindo muito dos músculos do seu condicionamento físico e o seu corpo vai ficar menos sujeito a alterações muito radicais de metabolismo.

Atividade física é para sempre

Porque você sempre vai ter uma atividade física na sua vida. Então essa coisa de começar exercício, parar exercício, começar exercício, parar exercício também influência muito no efeito sanfona.

Uma coisa importante de a gente entender é que quando mais treinado o indivíduo é menos treinável ele é. E o contrário também: Quando menos treinado uma pessoa é, ou seja, quanto menos exercício ela já fez na vida mais treinável essa pessoa é.

O que quer dizer isso? Quer dizer que quando você está começando a fazer exercício você tende a sentir as mudanças que o exercício proporciona de uma maneira mais forte do que quem já faz a muito tempo.

Pessoa que já faz exercício a muito tempo precisa de um nível muito maior de exercício pra sentir alguma diferença. Então a gente pode pensar: nível de treinamento e resultados. Quando a gente está começando, quando a gente está aqui qualquer exercício que a gente faça vai ter um resultado muito grande.

Conforme a gente vai aumentando o nosso nível de treinamento a gente não basta mais fazer qualquer exercício a gente tem que fazer bastante exercício para ter um resultado bem pequenininho.

Você pode pensar que é como se a gente estivesse aqui, alguém que está começando a fazer exercício estivesse aqui e aqui estivesse o Bolt que treina 10h por dia pra melhorar 0,05 segundos.

Então se você está começando: paciência que o seu corpo aos poucos vai entender que exercício vai virar uma coisa consistente na sua vida. Paciência pra conseguir arrumar a alimentação, pra conseguir deixar a sua reeducação alimentar bacana, pra você conseguir comer suas porcarias de vez em quando você estiver a fim e ao mesmo tempo comer coisas saudáveis na maior parte do tempo.

E paciência pra ir ganhando massa muscular a partir disso. Que daí você vai deixar o seu corpo menos suscetível a essas variações de peso, a essas variações de humor inclusive porque isso influência muito.

Um beijo e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *