Afinal, comer de noite engorda?

quitoplan descontoTodo mundo já teve aquela fome no meio da madrugada, né? E quem nunca chegou em casa depois de um longo dia e teve que enfrentar a cruel dúvida do que que eu vou comer? Muita gente pensa que comer de noite engorda, mas será que o horário das suas refeições influencia diretamente o seu ganho de peso?

E outra: Será que você tem bons hábitos noturnos de alimentação? Nesse artigo vamos explicar tudo isso e ainda dar dicas valiosas do que comer e do que não comer de noite para que você tenha uma boa noite de sono e acorde de bom humor agradecendo a gente. O pensamento de que o hábito de comer de noite engorda começou a partir de alguns estudos que acharam uma relação entre pessoas com um IMC indicando obesidade e o comportamento de comer tarde da noite.

Mas até que ponto isso faz sentido? Uma possível explicação para tanta gente achar que comer de noite engorda diz respeito ao funcionamento do nosso metabolismo durante a noite. Nesse período, estamos em um estado mais relaxado, com menor exigência energética das funções cerebrais e menos processos metabólicos diferentes acontecendo. Por não estarmos tão ativos como durante o dia, as consequências de curto prazo da
alimentação, como a retenção de água e a absorção dos nutrientes, acabam ficando mais “aparentes”.

Isso significa que se você janta e logo vai deitar, poderá perceber efeitos no seu corpo, como um inchaço abdominal. Mas isso não significa que você vai GANHAR MAIS GORDURA à noite. Até porque o acúmulo de gordura não ocorre da noite pro dia. O grande problema é que muitas pessoas acabam focando no fato de que estão comendo de noite e esquecem de refletir sobre QUANTO e O QUE estão comendo de noite.

Se você se alimenta mal o dia inteiro, provavelmente vai chegar de noite morrendo de fome e jantar mais do que comeu o dia todo. Se você fizer isso com frequência, ou seja, se isso vira um hábito, temos uma má notícia: você vai engordar. Mas não porque comeu à noite, e sim porque comeu EM EXCESSO durante muitos dias consecutivos. Ou seja, o excesso é que provoca acúmulo de gordura, não o horário da alimentação. A conta é simples: se você consome mais calorias do que gasta, você vai ganhar peso. Não importa o horário do dia.

O que você come durante a noite tem muito mais a ver com o quão bem você vai dormir do que com a quantidade de gordura acumulada. É muito fácil e cômodo fazer lanches calóricos e com muito açúcar durante a noite. Imagina só: você chega cansado depois de um dia inteiro na rua, aí você precisa estudar, arrumar a casa, cuidar de outras pessoas, passear com o cachorro…. e tudo que você quer é se afundar no sofá, assistir uma série e comer qualquer coisa que mate sua fome.

Essa cena soa familiar? A chave para uma boa alimentação está em se planejar e comer consciente. E é exatamente durante a noite que é tão difícil fazer essas duas coisas. Então, pega o caderninho por que vamos dar cinco dicas de ouro que podem mudar o seus hábitos noturnos de alimentação.

Dicas para comer melhor a noite

comprar quitoplanComa pelo menos uma hora antes de deitar para dormir: Logo após uma refeição, os níveis de insulina na sua corrente sanguínea vão estar altos. Isso pode inibir outros hormônios de atuar como deveriam, como a melatonina, que é o hormônio do sono. Com a ação da melatonina inibida, você pode demorar para pegar no sono, ter um sono leve, acordar durante a noite, e por aí vai. Fora que dormir mal ou pouco colabora para o ganho de peso e ainda pode aumentar os riscos de desenvolver doenças graves como o diabetes tipo II. Isso porque a falta do hormônio do sono aumenta a resistência à insulina, que pode desenvolver a doença.

Evite alimentos estimulantes, gordurosos e picantes: Muito se fala em evitar café e outras bebidas com cafeína, como energéticos, por conta da sua função estimulante, mas esses não são os únicos alimentos que podem piorar a qualidade do seu sono. Você sabia que chocolates, principalmente os amargos, além de conter açúcar, também são estimulantes?

Já o vinho, por exemplo, tem forte função diurética, podendo fazer você levantar para ir no banheiro durante a noite. Por conta da quantidade de proteína, a carne de frango pode reduzir em 50% a velocidade da digestão, fazendo o seu corpo focar em digerir o alimento em vez de focar nos demais processos metabólicos que só ocorrem durante a noite.

Comidas gordurosas, como um belo hambúrguer com bacon, também demandam uma digestão mais lenta, além de poder causar certo desconforto gástrico. Falando nisso, tente manter longe os temperos picantes, como curry e chili, pois eles podem ter o mesmo efeito e fazer você demorar pra dormir. Foque nos alimentos parceiros de uma boa noite de sono.

Alimentos que ajudam na qualidade do sono

Cerejas, desde que sejam naturais (nunca em conserva) são ótimas para regular o nosso relógio biológico por estimularem a produção de melatonina. Já as bananas contém magnésio e potássio, que são relaxantes musculares naturais, e triptofano, que é precursor da melatonina. Tomar uma vitamina de banana com um pouco de leite à noite é quase um sonífero! Coma devagar, sentado e de maneira consciente. Evite comer na frente da televisão, por exemplo.

É muuuito fácil se distrair e acabar com um pacote de biscoitos (ou de bolacha) ou um balde de pipoca se você está concentrado em outra coisa que não é a alimentação. Planeje-se!

Aproveite um dia ou horário que você tem mais tempo livre, como durante o fim de semana, e prepare as suas refeições da semana. Se você almoça em casa, uma boa ideia é fazer maior quantidade e congelar para a janta. Resumindo: o culpado pelo ganho de peso não é o horário da refeição – se é dia ou noite não importa.

A resposta está nos seus hábitos: em se alimentar bem e manter o seu corpo em movimento, cuidando sempre da sua saúde! E não deixe de acompanhar nosso blog para entender o que uma alimentação balanceada e os melhores exercícios podem fazer por você.

Vocês também achavam que comer de noite engorda? E sabiam que alguns alimentos ajudam a dormir bem? O que vocês costumam jantar? Nos contem nos comentários! Um forte abraço e até a próxima!

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