127 ou 220 Qual consome mais? Mito ou Verdade?

O assunto de hoje é 127 volts consome mais que 220? 220 volts consome menos que 127 volts? Será isso um mito ou uma verdade? Se você tem essa dúvida fica comigo até o final deste artigo. Vou falar também sobre a fatura da Coelba e como você pode controlar isso.

Seja muito bem vindo ao blog e no artigo de hoje a gente está conversando um pouquinho sobre 127 volts e 220 volts quem consome mais quem, consome menos.

Algumas pessoas dizem que o 220 é mais econômico, mas qual que é a verdade sobre esse assunto existem alguns grupos de que eu participo de Facebook, Whatsapp e Telegram e eu vejo diversos profissionais tendo essa dúvida né? Mesmo sendo profissionais da área.

Então eu vou começar quebrando essa história tá? É mito! 127 volts não consome mais que 220 e nem 220 é mais econômico do que os 127 em termos de consumo, de conta de energia. O consumo ele é baseado pela potência em Watts, tá.

Tanto que se você observar na conta de energia ela é expressa em kW/h ou seja o tanto de potência que você está utilizando por um determinado tempo como já disse anteriormente você pode observar na conta de energia do empreendimento que a cobrança é feita em quilowatt hora.

Nnão existe nada mencionando que a cobrança é feita pela tensão elétrica ou corrente elétrica ou seja volts ou ampere, isso tem que ficar muito claro. Por exemplo: por que que um equipamento de ar-condicionado consome mais que um ventilador?

É até um pouco óbvia essa pergunta, a potência do ar condicionado é maior que a do ventilador, então é isso que as pessoas precisam se atentar a potência dos equipamentos influenciam no valor a ser pago na sua conta de energia e não 127 ou 220v.

Aí você pode me perguntar: “Mas em 127 volts a corrente é maior do que em 220”, sim, mas a potência é a mesma para os dois equipamentos. Como eu disse: não é o valor da corrente da rede 127 nem da 220 que vai definir o consumo e sim a potência em quilowatts.

Mas vamos ver um exemplo aqui: pra gente ilustrar um pouco imaginem dois chuveiros elétricos com potência de 5500 watts cada um porém um chuveiro ligado em 220 e o outro em 127.

Presta bastante atenção agora que a gente vai calcular a corrente dos dois chuveiros e vamos ver qual conclusão que a gente vai ter sobre isso, então eu vou estar colocando na tela que a nossa fórmula para calcular corrente que vai ser potência dividido pela tensão e a gente vai obter a corrente desse chuveiro tá?

Controlar sua conta Coelba

Você pode fazer um comparativo se está gastando mais ou menos energia. Como? Você pode pegar todas as suas contas dos últimos 18 meses (ou mais) e fazer um breve comparativo.

Veja quanto você consumiu em todos os meses. Basta você emitir Coelba 2 via e fazer isso que eu estou dizendo! Ficará claro se você gasta ou não mais dinheiro em determinadas épocas do ano, em determinados meses.

Faça esse exercício e independente dos seus aparelhos serem 127v ou 220v você conseguirá tomar consciência de que economizar energia faz bem para o bolso e para o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *